Escolher um nicho de mercado é a primeira coisa que toda pessoa que vai começar um negócio, digital ou físico, precisa fazer.
O que é nicho de mercado?
O conceito dessa expressão é muito simples, mas algumas pessoas têm dificuldade de entender, por ser algo meio abstrato. Mas, podemos dizer que o nicho é o “assunto” que cada negócio tem.
Por exemplo, uma oficina mecânica está inserida no nicho de automóveis, um salão de cabeleireiro faz parte do nicho de beleza, um petshop está dentro do nicho de cuidados com animais, e assim por diante.
Cada produto, cada serviço, cada oferta que existe no mundo digital e no físico está inserida em um determinado assunto, ou nicho.
É por causa disso que se você está querendo começar um negócio precisa definir antes qual será o nicho que deseja trabalhar. Pois certamente essa é a base já que a partir dessa escolha é que será definido produtos e produção de conteúdo.
Para quem quer trabalhar como afiliado, é sempre indicado escolher nichos lucrativos, pois assim todo tempo investido em divulgação e aplicação de estratégias, será recompensado com os ganhos das comissões.
É importante salientar que às vezes existem diversos produtos dentro de um mesmo assunto/nicho. Por isso é bom fazer uma pesquisa para ver qual deles resolve melhor os problemas que o público tem.
Você pode se aprofundar mais sobre nicho de mercado neste curso gratuito que o Alex Varga promove na internet.
Como escolher um bom nicho de mercado em 4 passos simples
Existem algumas maneiras que ajudam escolher o nicho mais facilmente, veja abaixo 4 dicas de locais onde poderá procurar por um bom nicho para trabalhar:
1 – Assuntos que você já conhece bem
A melhor coisa para trabalhar, seja como afiliado, ou qualquer outro tipo de negócio, é atuar em nichos/assuntos que você já conhece.
Quais são as coisas que você tem bastante conhecimento e que as pessoas pagariam para aprender seja com você, ou com outras pessoas.
Faça uma lista das cosias que já domina, e pode ser que seu nicho de mercado esteja aí.
2 – Anúncios e conteúdo da internet
Outro local onde você pode procurar por um nicho lucrativo é observando os anúncios e os conteúdos que aparecem nos feeds das redes sociais. Inclusive nos anúncios patrocinados.
Se as pessoas investem tempo produzindo conteúdo e anunciando é um sinal de que aquele assunto tem procura. Certamente com a procura vem um público que está disposto a pagar para resolver algum problema dentro daquele assunto.
Veja quais são os assuntos dessas postagens e anúncios e pesquise no Google para saber se existem produtos para divulgar como afiliado. Com essa pesquisa você terá uma noção da concorrência.
3 – Nicho de Mercado nas Plataformas de afiliados
Procurar um nicho de mercado dentro das plataformas de afiliados é uma ótima maneira tanto de achar o assunto como também de encontrar produtos que sejam bons para promover.
Muitos afiliados que estão começando fazem a busca reversa, procurando primeiro o produto, e a partir da escolha já sabem em qual nicho deverão produzir conteúdo e divulgar.
Preste atenção apenas se o nicho escolhido é lucrativo o ano inteiro, e se os produtos disponíveis são mesmo relevantes para o público.
4 – Assuntos que tem interesse em aprender
Uma outra maneira de encontrar seu nicho lucrativo é fazendo uma lista de todas as coisas que gostaria de aprender, ou que sabe apenas de ouvir falar, assuntos familiares que seriam interessantes para trabalhar.
Por exemplo, você pode gostar muito de esportes e assim poderia ser uma boa ideia começar um blog sobre esse assunto e promover um curso de trader esportivo.
Eu já falei mais acima que trabalhar com algum assunto que você tem afinidade é muito melhor porque precisará produzir conteúdo constantemente.
Sem dúvida será muito mais fácil e prazeroso escrever sobre algo que você tem vontade de aprender, do que escolher um nicho apenas porque ele é lucrativo, mas pelo qual você não sente nenhuma afinidade.
Aprenda mais sobre este assunto neste curso gratuito aqui!
Desejo que esse artigo mostrando maneiras práticas para encontrar seu nicho de mercado, ajude você começar um negócio de sucesso na internet!
Deixe um comentário